Erros comuns no Instagram que te impedem de vender

A maioria das pessoas que tem um negócio, seja ele digital ou físico, entende hoje a importância de estar no Instagram. Mas a maioria delas não conhece os erros comuns no Instagram! No Brasil, são 9 milhões de usuários ativos na rede social e o nosso país é o terceiro no ranking mundial de países que mais usam o aplicativo. Com tudo isso em mente, é extremamente importante e estratégico usar o Instagram para fazer vendas. 

Mas apesar de ser uma rede muito usada, a maioria dos empreendedores ainda não sabe bem como utilizar o Instagram para fazer vendas e, apesar de criar muitos posts e investir em melhorias, ainda comete os erros comuns no Instagram que os impedem de vender. 

Quer saber como parar de cometer erros comuns no Instagram? Então leia até o final! 

  1. Não se mostrar e mostrar o produto ou serviço de forma interessante

Esse é um dos erros comuns no Instagram e que muitas pessoas nem percebem que estão cometendo. Quando você só posta foto do seu produto ou serviço fazendo oferta, ou então só posta conteúdo técnico e com linguagem rebuscada, você torna o seu perfil chato e desinteressante para as pessoas que chegam. 

Para mudar essa situação, mostre as diferentes situações do dia a dia em que o que você vende se encaixa e aproveite também para contar histórias sobre a sua trajetória com o seu negócio. Isso vai salientar a sua experiência e te ajudar a se destacar dos seus concorrentes, se mostrando e mostrando o que você vende de forma interessante. Pense: só informações soltas, sem contexto e histórias, são coisas que as pessoas encontram no Google. Procure formas diferentes e autênticas de tornar o que você oferece mais atrativo! 

  1. A sua bio é confusa e não prende as pessoas que chegam

Ter uma bio interessante é primordial e pecar nesse sentido é um dos erros comuns no Instagram. A sua bio precisa ser clara e objetiva, ou seja, falar diretamente quem você ajuda e como faz isso no seu perfil. Afinal de contas, as novas pessoas que chegarem até o seu perfil vão olhar direto para a bio, é o primeiro contato delas com você e o momento em que tomam a decisão se vale a pena ou não te seguir. Nós temos um post em que falamos só de táticas para construir uma boa biografia no Instagram

Mas além da bio, você precisa prestar atenção em um segundo tópico que é muito evidente para as pessoas que entram em contato com o seu perfil. Os destaques! Nós costumamos tratar esse espaço como uma extensão da bio, portanto, é importante que ele seja usado de forma estratégica e clara. Aqui tem outro post para te ajudar a organizar os seus destaques e parar de cometer um desses erros comuns no Instagram! 

  1. Os seus conteúdos estão desconexos com o que você vende

Essa é outra situação decisiva para quem quer vender pelo Instagram. Se os seus conteúdos só te trazem likes e não vendas efetivamente, tem algo errado com a sua linha editorial. E provavelmente, esse é um dos erros comuns no Instagram que são os conteúdos desconexos com o produto ou serviço. 

O seu conteúdo deve ter o objetivo de aumentar o nível de consciência da sua audiência, ou seja, mostrar para as pessoas o porquê elas precisam do que você vende e como a vida delas vai melhorar com isso. Além disso, você pode focar também em quebrar objeções através do conteúdo. O que impede as pessoas de comprarem o que você vende? Quais dúvidas elas têm? Mapeie isso e crie conteúdos focados em matar todas essas objeções para que o caminho da audiência até a compra seja mais fácil e rápido. 

  1. Você parece só mais um perfil do seu nicho e não têm autenticidade

Poucas pessoas tem coragem de admitir que os seus perfis são como um compilado de cópias de outros perfis. Na verdade, essa cópia muitas vezes é até involuntária, e por isso esse se torna um dos erros comuns no Instagram. 

Perceba se você não está focando muito nos temas que os seus concorrentes falam e com isso fazendo conteúdo muito parecido com os deles. As pessoas não querem ver mais do mesmo, elas querem autenticidade e verdade! E como fazer isso no Instagram? Adicionando sua experiência e o seu contexto aos seus conteúdos. Quando for falar sobre uma situação X que o seu produto ou serviço ajuda, dê um exemplo de algo que aconteceu com você para ilustrar. Ou fale de como aprendeu X coisa quando for ensinar! O importante é dar esses toques especiais da sua história para tornar tudo único. Afinal, ninguém pode ter a mesma experiência de vida que você! E isso torna o que você fala muito mais interessante. 

Outro ponto muito importante para não parecer mais do mesmo é a identidade visual. A parte imagética é o que vai causar uma primeira impressão nas pessoas, e muitas vezes vai ser um fator decisivo se essa pessoa que chegou até o seu perfil vai ou não te acompanhar. As cores representam papel importante nesse momento, inclusive. Ter uma combinação de cores que passe o sentimento que a sua marca quer transmitir, usar elementos e fontes harmônicos e que contemplem essa ideia é muito importante para diferenciar o seu perfil dos outros do segmento. Por isso, não subestime a importância de uma identidade visual feita com estratégia. Existem ferramentas que podem te ajudar nesse aspecto, como o Coolors e Adobe Color

Esses são alguns erros comuns no Instagram que podem estar te impedindo de vender. Mas nós não estamos aqui para brincadeira! E você? Quer fazer um diagnóstico completo de tudo que você tem errado e aprender o passo a passo para melhorar em cada aspecto? 


Clique aqui para começar de uma vez por todas a usar o Instagram para vender!

Hey, o que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Avisos legais | Política de privacidade

Preencha e tenha acesso a 150 templates do Canva + bônus