Em julho desse ano o Instagram lançou a ferramenta Reels, um espaço dentro do próprio aplicativo para compartilhamento de vídeos com até 15 segundos. Criar conteúdo no Reels do Instagram é muito parecido a criação na rede social concorrente, o Tiktok.
Como todas as ferramentas lançadas pela plataforma, o algoritmo dá preferência para os conteúdos criados no Reels na hora de distribuir, e eles acabam aumentando significativamente o alcance do perfil.
Mas como criar conteúdo no Reels do Instagram?
- Abuse do bom humor
- Use sons e músicas
- Dê atenção extra para a edição
- Não se esqueça jamais do bom conteúdo
- Se for narrar o áudio, use palavras comuns do Reels e do Tiktok
Vamos aprofundar cada tópico para te tornar mestre em criar conteúdo no Reels do Instagram.
- Use e abuse do bom humor
Para criar conteúdo no Reels, a melhor estratégia é apostar no bom humor e nos conteúdos sincerões. Esse é o formato de conteúdo que mais tem engajamento dentro da ferramenta, afinal, é o tipo de coisa que os tiktokers adoram e, como o padrão de comportamento no Reels é parecido, os conteúdos bem humorados funcionam bem.
Mas tome cuidado: Use o bom humor dentro do seu nicho. Não são todos os segmentos de mercado que um conteúdo de dublagem engraçada, por exemplo, vai ser bem aceito pelo público.
O mais interessante é fazer piadas com coisas comuns do seu mercado de atuação, comportamentos que a sua audiência já está cansada de ver, ações que todo mundo que costuma trabalhar com x coisa costuma fazer no dia a dia…
Esse é um exemplo de conteúdo no Reels que nós fizemos no Postar Pra Vender e que performou muito bem, sobre um assunto recorrente com quem trabalha com Instagram: O vício das pessoas em usar automação, algo que prejudica muito o perfil e nós não recomendamos.
- Use sons e músicas
Esse é um dos principais atrativos para criar conteúdo no Reels. Por conta dos vídeos precisarem ser rápidos, de no máximo 15 segundos, a maioria dos criadores opta por usar sons e músicas prontas ao invés de narrar um conteúdo.
Com as músicas e sons, tudo fica mais dinâmico e atrativo para o seguidor. Além disso, é também um padrão: as pessoas já estão acostumadas com determinados sons e já sabem que formato de conteúdo esperar quando ouvem.
Por isso, que tal pegar sons e toques que você gostar no perfil de outros criadores e adaptar o conteúdo do Reels para o seu nicho de atuação? Essa é uma ótima forma de começar a criar.
- Dê atenção extra para a edição
Os cortes, balõezinhos de palavras e edições criativas são coisas que a maioria dos consumidores de conteúdo vão prestar a atenção – e se impressionar! quando verem o seu conteúdo do Reels.
Por isso, solte a criatividade na hora de editar. Contando com o fato de que você tem só 15 segundos para passar a sua mensagem, a edição também vai te ajudar a sintetizar o conteúdo para caber nesse tempo de vídeo.
É possível editar os vídeos usando só o Reels, mas você pode contar também com outros aliados. O Inshot, o Videoleap e o KineMaster são boas opções de apps e que tem versões gratuitas para Android e para iPhone. Aproveite para usar eles na hora de criar conteúdo no Reels do Instagram!
- Não se esqueça jamais do bom conteúdo
Por mais que o seu conteúdo seja bem editado, com bom humor e uma música legal, ele ainda assim precisa agregar valor para a sua audiência. Por isso, não fique preso só nas dublagens e dancinhas.
Mas calma! Essas coisas também podem funcionar dependendo do nicho em que você atua. Se você é professora de dança, por exemplo, pode fazer uma dancinha em slow motion para que o pessoal pegue os passos com facilidade para reproduzir em casa. Professores de inglês podem fazer dublagens na língua estrangeira e motivar seus seguidores – e possíveis alunos – a treinarem o inglês dessa forma também. E é claro: serve para qualquer idioma que você ensine. Os clichês podem funcionar bem, desde que você conheça o seu público e saiba adaptar para o seu nicho de atuação!
Se você não se identifica com esses conteúdos, não se desespere. Também dá para investir em tutoriais rápidos na hora de criar conteúdo no Reels do Instagram. Nesse vídeo aqui, por exemplo, nós ensinamos para a audiência como espionar os anúncios da concorrência. Mas aqui vão algumas outras ideias de como criar conteúdo no Reels do Instagram em outros nichos de atuação:
- Fotógrafos podem ensinar como fazer X edição de foto;
- Designers tem a possibilidade de ensinar X truque para facilitar o dia a dia de quem usa Photoshop, por exemplo;
- Quem vende roupas pode fazer um vídeo de uma peça, X looks;
- X hacks para fazer um delineado perfeito para quem tem perfil de maquiagem;
- Y receitas caseiras de hidratação no cabelo para os perfis de salão;
- W truques para deixar o sapato mais confortável para quem tem loja de sapatos;
- Z formas de usar X acessórios em looks diferentes para quem vende acessórios;
- Tantas formas de se organizar no dia a dia para perfis de papelaria;
- X jeitos manter a limpeza de pele por mais tempo para perfis de esteticistas.
Essas são algumas ideias de como criar conteúdo no Reels para nichos de mercado específicos, mas que podem ser adaptados para outros segmentos, seguindo o mesmo formato e mudando só o tema do conteúdo.
- Se for narrar o áudio, use palavras comuns do Reels e Tiktok
O Tiktok foi o responsável por criar uma comunidade dentro da rede social, os tiktokers. Mas essa comunidade, que está acostumada a consumir os conteúdos no app, agora foi também para o Reels e levou a sua linguagem para lá. Uma das palavras mais comuns que eles usam é o ‘check’ no começo dos vídeos, para dizer que o conteúdo de X tema está criado. No vídeo que fizemos sobre anúncios, usamos essa palavra. Preste atenção na linguagem da comunidade do Tiktok e Reels e incorpore ela no seu conteúdo também para que essas pessoas sintam que você também faz parte dessa comunidade.
O Reels, como todas as ferramentas lançadas dentro do Instagram, tem um ótimo alcance logo que é lançado justamente para incentivar que os usuários se adequem o mais rápido possível à novidade. A ferramenta é ótima para atração, ou seja: para trazer novos seguidores para o seu perfil. Isso porque o Reels tem um bom espaço na aba ‘Explorar’ e por isso, quando você cria conteúdo lá, tem prioridade na aba de pesquisa e muitas chances de ser seguido por novas pessoas.
Moral da história: Aproveite que o Reels foi lançado no mês passado e coloque logo em prática essas estratégias de como criar conteúdo no Reels do Instagram!
Aprenda também como criar um calendário de conteúdo para Instagram e como fazer uma análise de perfil no Instagram.