fbpx

Como fazer uma análise de perfil no Instagram

celular com logo do instagram em tela preta para análise de perfil no Instagram

Você sonha em vender todos os dias pelo Instagram? Para isso, o primeiro passo é aprender como fazer uma análise de perfil que vai te permitir entender pontos fortes e pontos fracos a serem melhorados no seu Instagram. 

Caso você esteja se perguntando o porquê fazer uma análise de perfil no Instagram vai te ajudar a vender mais, você precisa saber que quando um negócio tem um perfil estratégico e organizado na rede social, a audiência sente muito mais confiança em comprar dessa marca, porque além de passar credibilidade, esses perfis encantam o público que tem contato com a empresa. 

Observe esses 5 passos para fazer uma análise de perfil no instagram: 

  1. Deixe claro na sua bio o que você faz 
  2. Deixe seu contato visível e com fácil acesso
  3. Analise a sua foto de perfil
  4. Organize os seus destaques
  5. Crie uma narrativa para os seus posts 
  6. [Extra] Hack de engajamento para complementar a sua análise de perfil

Preparado desbravar o território da análise de perfil no Instagram e alavancar o seu negócio? Vamos lá se aprofundar no assunto! 

Deixe claro na sua bio o que você faz

O maior pecado de grande parte dos empreendedores é não deixar claro na bio o que o seu perfil oferece e, por isso, não conseguem atrair pessoas interessadas no seu produto ou serviço para fazer vendas. Na sua análise de perfil, você deve prestar atenção nisso em primeiro lugar. A bio é primordial e na maioria das vezes o primeiro lugar que as pessoas olham ao chegar no seu perfil.

 Para ter uma bio que vende, siga essa linha de escrita: ______(produto ou serviço que você oferece) para ajudar ______(público-alvo) que querem ______ (sonho do seu público). 

Por exemplo, em uma análise de perfil, o @postarpravender poderia usar a bio: Conteúdos e estratégias para ajudar empreendedores que querem vender no Instagram. 

Deixe o seu contato visível e com fácil acesso

Se a sua audiência tiver alguma dúvida ou quiser conversar com você, ela consegue entrar em contato com facilidade? Observe isso na sua análise de perfil! 

Só os botões de contato do Instagram não são suficientes quando se trata de facilitar o caminho da audiência para que entrem em contato com você. Além do fato de que nem todos os usuários do Instagram sabem usar esse botão, quem está acessando o seu perfil pelo computador não consegue entrar por esse meio. 

Você percebeu isso na sua análise de perfil, mas como resolver? É simples! Deixe o seu e-mail, telefone e endereço, o último no caso de lojas físicas, incluídos na sua bio logo depois da descrição que citamos no tópico um, sobre durante a análise de perfil se certificar de deixar claro na sua bio o que você faz. Adicionar as suas informações de contato de forma escrita também é uma ótima estratégia! 

Analise a sua foto de perfil 

Antes mesmo de clicar para visitar o seu perfil, o usuário olha para a sua foto. Por isso, ela precisa ter uma atenção especial durante a análise de perfil. 

Existem duas possibilidades no caso da foto do avatar do Instagram: Usar uma foto pessoal ou uma logo. Em ambos os casos, você precisa levar em consideração algumas boas práticas: 

No caso das fotos pessoais, se certifique de que elas tem uma boa resolução e que dá pra identificar claramente o seu rosto. Para isso, o ideal é que a foto seja próxima do rosto, fazendo o corte abaixo da linha dos ombros. Fotos de corpo inteiro não costumam ser boas escolhas porque fica difícil identificar a pessoa e, além disso, não é possível ver a foto com clareza, já que não tem como ampliar além do tamanho que já está no círculo do perfil. Orientação extra: Na hora de tirar a foto, prefira o formato quadrado, 1:1, para não precisar de cortes que podem acabar estragando a foto. 

foto de perfil postar pra vender em análise de perfil no instagram
No @postarpravender, nossa foto de perfil é a nossa logo que tem as cores preto e branco, ou seja, com alto contraste e que fica fácil de visualizar!

No caso dos logos, é importante certificar na análise de perfil que ele esteja legível e que seja fácil identificar a sua marca. Para isso, observe alguns pontos: O contraste entre as cores precisa estar alto; No caso de palavras escritas, elas devem estar no maior tamanho possível e em caso de logotipos com ícones, também devem ser ampliados em um tamanho que fique perto de preencher o círculo do avatar do perfil no Instagram. Assim, você garante que todas as pessoas que visitarem o seu perfil ou te virem no feed vão identificar a sua marca! 

Organize os seus destaques!

destaques do perfil postar pra vender em análise de perfil no Instagram
Os destaques do PPV seguem a linha visual da nossa paleta de cores!

Essa orientação vale ouro na sua análise de perfil. Use os destaques de forma estratégica e mantenha esse espaço sempre organizado. A organização estética das capas é importante e, se possível, use as mesmas cores da sua logo ou foto de perfil e garanta que as palavras escritas na capa estejam legíveis. 

Mas a principal orientação é em relação ao conteúdo! Use os destaques como uma extensão para adicionar informações relevantes sobre o que você vende, como por exemplo: Produtos ou serviços disponíveis (essencial e se possível com link para compra!), hacks de como usar, depoimentos, bastidores, os valores que regem o seu negócio, perguntas frequentes da audiência e insights seus para o público. 

Esses são alguns destaques que você deve observar na sua análise de perfil e, se ainda não tem no seu Instagram, adicionar logo se quiser vender mais pelo Instagram!

Crie uma narrativa para os seus posts

O storytelling é uma ótima técnica para engajar a sua audiência e fazer com que eles desejem o que você vende. Contar histórias faz o seu público se encantar e se conectar com você! Na sua análise de perfil, você percebe que tem contado uma história cativante para quem te segue? 

Pense no seguinte: Todas as boas histórias tem um herói, certo? Leve isso para o contexto do seu negócio. Trate o seu produto como um herói que soluciona as dores da audiência e crie uma narrativa estratégica ao redor disso.

De uma forma prática, se na sua análise de perfil você perceber que não tem uma boa narrativa pense em, a partir de agora, criar alguns posts respondendo às seguintes perguntas: Qual transformação o seu produto gera? Como você ajuda a sua audiência? O que te diferencia da concorrência? Aprenda mais no post específico que fizemos sobre storytelling para encantar clientes

[EXTRA – Como tornar o seu perfil relevante no Instagram] 

calendário para instagram

Você deve considerar mais uma coisa na sua análise de perfil: Será que o conteúdo que você entrega para os seus seguidores é relevante?

Prestar atenção nisso é importante porque, se você só posta coisas que promovem o seu negócio e não entrega valor para os seus seguidores, dificilmente eles vão querer comprar de você. O conteúdo de valor gera conexão e confiança, por isso você NUNCA deve deixar ele de lado.

Você não tem tempo de pensar nesses conteúdos? Sem problemas! Nós temos um calendário pronto com 366 ideias de conteúdos prontos para você adaptar para o seu nicho. Para conhecer, é só clicar aqui.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas que podem gostar de fazer a análise de perfil no Instagram.

Aprenda também sobre marketing de vendas e melhores práticas para usar o IGTV

Hey, o que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Avisos legais | Política de privacidade

Preencha e tenha acesso a 150 templates do Canva + bônus