Você sabe o que significa CRM? Sabe se vale a pena adquirir um para a sua empresa? É o que responderemos nesse post!
A tomada de decisões é um procedimento complexo, mas rotineiro no dia a dia dos gestores, algo que requer tempo, análise, muita energia e responsabilidade. Uma das decisões que pode influenciar muito o modo como a sua empresa vai trabalhar com os clientes é a escolha de um bom CRM, uma etapa importantíssima no processo de marketing e vendas de qualquer empresa.
Afinal, o que significa CRM?
A sigla CRM corresponde a Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O CRM é um software responsável pelo gerenciamento da relação com o cliente com foco na sua satisfação e consequente fidelização.
Esse software automatiza e organiza os processos, contribuindo para a redução dos custos e aumento dos lucros do negócio. Entretanto, quando se fala em CRM, é necessário destacar que ele não é somente um software: é uma estratégia de negócios focada no cliente. Ou seja, é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de um cliente.
Com o CRM, as empresas conseguem manter um banco de dados bastante detalhado de cada cliente, além de um histórico de interações que ajuda a enriquecer e personalizar atendimentos futuros. Justamente por conta dessa ferramenta, as equipes passam a ter mais condições de preparar os leads para efetivar as vendas.
O CRM pode ser dividido em três partes:
- Operacional: visa os canais de relacionamento, mais especificadamente, a criação de canais de venda;
- Analítica: envolve a análise dos dados e informações, ao passo que os dados geram um conhecimento voltado à criação de novos negócios. Essa parte tem relação com a inteligência do processo e objetiva identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento dos seus hábitos e tendências.
- Colaborativa: aqui o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada no conhecimento e interações com o cliente.
Como o principal foco das empresas atualmente é o cliente, ferramentas como o CRM se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento do empreendimento. Quer ver o porquê disso? Vamos mostrar 4 benefícios incríveis que as empresas que utilizam o CRM percebem. Acompanhe:
4 benefícios de utilizar um CRM na sua empresa
Se você ainda não sabe se realmente vale a pena ter um software de CRM na sua empresa, vamos mostrar os 4 principais benefícios dessa ferramenta na rotina de trabalho das suas equipes. Veja quais são eles:
Benefício #1: Informações centralizadas em tempo real
Esse é um dos grandes benefícios do CRM! Com o software, todas as informações que você precisa sobre o cliente ficam em um só lugar e, por ficar na nuvem, todos podem acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar.
Além disso, as atualizações realizadas no sistema por um usuário são salvas e podem ser visualizadas em tempo real! Isso pode evitar muita dor de cabeça, especialmente quando as atividades envolverem times maiores.
Benefício #2: Contribui na fidelização de clientes
A melhor organização das informações dos clientes, com maior colaboração entre os colegas de trabalho, faz com que sejam tomadas decisões muito mais inteligentes. Isso afeta não só o clima organizacional, mas também traz resultados positivos no que tange ao relacionamento com os clientes.
Graças ao CRM, é possível oferecer um atendimento melhor, alcançar produtos de mais qualidade e que atende as necessidades dos clientes, aprimorar o processo de vendas e desenvolver uma estratégia de marketing mais eficiente e eficaz. Todos esses fatores contribuem muito para fidelização de clientes!
Benefício #3: Aumento de produtividade
O CRM permite um ganho de produtividade sem precedentes. A automatização de determinadas tarefas e o fornecimento de relatórios completos de várias áreas da empresa, como marketing e vendas, fazem com que o CRM melhore processos e os torne muito mais eficientes.
Com isso, os colaboradores têm condições de realizar tarefas mais significativas ao longo do dia e o gestor tem subsídios para aprimorar a condução do trabalho das equipes.
Benefício #4: Possibilidade de escalonamento
A maior parte dos softwares de gestão mais modernos, assim como a maioria dos softwares de CRM, atuam no modelo de Software as a Service (SaaS). Isso significa que sua empresa só paga na medida em que usa. Quando precisar de uma solução mais elaborada, com o passar do tempo, basta contratar um plano mais avançado.
Essa é uma possibilidade importante e que deve ser considerada ao escolher um CRM.
Agora que você já entendeu o que significa CRM e alguns de seus benefícios, vamos mostrar qual é o tipo de negócio que pode se beneficiar com o uso do CRM. Confira:
Vale a pena adquirir um CRM?
Agora que você já sabe o que significa CRM deve estar pensando… Vale a pena adquirir um?
Para saber se vale a pena adquirir um CRM, é necessário avaliar a estrutura interna da sua empresa. Essa estrutura não diz respeito tão somente ao tamanho, mas também aos processos da organização. Para essa análise, é importante considerar algumas perguntas:
- Qual o porte da empresa?
- Há quantos funcionários?
- Como funciona o ciclo de vendas?
- Qual é o objetivo que quero alcançar implantando o CRM?
- O que preciso melhorar no processo de vendas?
As respostas a essas perguntas são importantes para que você compreenda se o CRM vale a pena para o seu negócio. O CRM só vale a pena se a empresa possuir uma estrutura mínima de vendas e se a mesma for bem definida.
Isso significa que, como o sistema visa organizar e otimizar o processo comercial, se ele não existir ou for insuficiente, a ferramenta não trará os resultados esperados.
Se a sua empresa possui a estrutura necessária, o melhor momento para comprar o software é: já! O quanto antes começar a usar a ferramenta e alimentá-la com informações sobre os clientes, melhor.
Você já conhecia esse software? Entendeu o que significa CRM e está analisando se vale a pena adquirir o software para o seu negócio? Enquanto toma a decisão, confira esse conteúdo sobre o Funil de Vendas, uma estratégia que pode trazer grandes resultados para a sua empresa!