Uma funcionalidade do Facebook que eu sempre gostei para fazer benchmarking é a **lista de interesses do Facebook. **
É bem fácil de criar e bastante útil.
Ela serve para criar listas com pessoas ou páginas que você gostaria de acompanhar sem sofrer nenhuma interferência do algorítimo do Facebook, o famoso EdgeRank.
CRIANDO SUA LISTA DE INTERESSES DO FACEBOOK
Antes de mais nada, crie sua lista no Facebook clicando aqui. Depois de você ter clicado no link, você deve estar em uma tela igual (ou semelhante) a essa.
Depois, é só clicar na opção em destaque “Create List” ou criar lista.
ADICIONANDO PESSOAS E PÁGINAS
Agora é a hora de adicionar pessoas e páginas na lista.
Se você estiver criando essa lista para fazer um benchmarking e supondo que seu cliente é uma pizzaria, por exemplo, é interessante que você selecione tanto as páginas de seus concorrentes diretos, como páginas que produzam um conteúdo que esteja dentro do universo da marca do seu cliente.
Um ponto interessante é que **não é necessário curtir a página **para que você consiga adicioná-la nessa lista.
CRIANDO UM NOME E PERSONALIZANDO A PRIVACIDADE
Depois de escolher as páginas ou pessoas que irão ficar na sua lista, é hora de renomear sua lista e escolher a privacidade da mesma.
Você tem três opções: Pública, amigos e somente eu.
Na pública, sua lista ficará acessível por qualquer pessoa, inclusive pessoas que não estão na sua rede de contatos do Facebook.
Na amigos, como o próprio nome diz, você poderá deixar a lista visível somente para os seus amigos.
Se você estiver criando uma lista de interesses do Facebook para fazer benchmarking, eu aconselho que você marque a opção somente eu, assim a sua lista terá privacidade total.**
**
COMPARTILHANDO A SUA LISTA COM PESSOAS ESPECÍFICAS
Com a sua lista já pronta, e mesmo que você tenha escolhido o tipo de privacidade da lista como “somente eu”, você pode compartilhar sua lista com algumas pessoas específicas.
Depois de clicar na opção “Custom”, é só escolher as pessoas que você deseja que também tenham acesso a lista de interesses que foi criada.
CONCLUSÃO
Depois de criada, você poderá fazer a gestão da sua lista incluindo e excluindo páginas, alterando a privacidade da lista, etc.
Logicamente, essa não é a única maneira de fazer benchmarking de seus concorrentes no Facebook.
Há uma infindável lista de outras ferramentas que fazem isso de maneira bem mais otimizada e com diversos dados a mais. Um exemplo gratuito, é a ferramenta Sharegrab.
Gostou do tutorial? Ele irá lhe ajudar ou já está ajudando em algo? Deixe o seu comentário! 😉