Há dois anos, em 2018, o Instagram bateu o marco de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma. Em 2020, a estimativa é que tenha 500 milhões de usuários ativos todos os dias. O que isso significa? Que você precisa aprender como fazer ofertas no Instagram!
Afinal, com tantas pessoas visitando o aplicativo todos os dias, a sua chance de efetivar vendas depois de aprender como fazer boas ofertas no Instagram é enorme.
Como fazer ofertas no Instagram?
É muito comum que as pessoas tenham medo de parecer invasivas ou repetitivas quando vão fazer ofertas de seus produtos ou serviços pelo Instagram. Mas a verdade é que, com tantas pessoas na rede, ela funciona como se fosse um shopping. Pense: Quando você vai passear no shopping para relaxar no final de semana, entrar nas lojas e conhecer opções de coisas para comprar não é como se fosse uma forma de entretenimento? No Instagram funciona da mesma forma.
As redes sociais são um meio de entreter as pessoas também, e com o Instagram não é diferente. Quando elas entram no aplicativo no horário de almoço, nas horas vagas e finais de semana, também estão procurando entretenimento e novidades.
É aqui que entra a função das pessoas que criam conteúdo para vender no Instagram. Não precisa ter medo de fazer ofertas! As pessoas já esperam por isso e muitas vezes querem conhecer opções de compra. Ou você vai no shopping esperando não voltar com nada? Dificilmente, e mesmo que essa seja a ideia inicial, dificilmente vamos cumpri-la.
Para tornar as suas ofertas no Instagram mais atrativas e apropriadas, siga esses métodos:
- Trabalhe o funil de vendas
Antes de entender como fazer ofertas no Instagram, você precisa preparar a sua audiência para quando essa oferta chegar. Para isso, o funil de vendas é uma ótima estratégia. Divida os seus conteúdos em:
Topo de funil – Esses são os conteúdos de atração, ou seja, que vão trazer mais visitantes e seguidores para o seu perfil. Os famosos posts compartilháveis. Para criar esse tipo de post, pense em frases e citações que a sua audiência gostaria de falar e faça postagens com essas frases. As pessoas vão compartilhar e marcar amigos para dizer: “Olha só, essa pessoa também pensa como eu”. O público adora se ver refletido nas postagens e por isso esses posts fazem sucesso.
Meio de funil – Essa é a etapa de retenção. Não adianta nada atrair milhares de pessoas e elas não consumirem o que você produz de conteúdo, né? Por isso, você precisa fazer stories e aprofundar seus conteúdos compartilháveis para que isso entregue valor para as pessoas. Por exemplo: X coisas que eu aprendi em X anos cortando cabelo, X coisas que você precisa saber sobre treinos aeróbicos, etc. O meio de funil é usado para aumentar o nível de consciência sobre o que você vende, ou seja, fazer as pessoas entenderem o porquê precisam do seu produto ou serviço e despertar nelas o desejo de comprar. Essa etapa pode ser feita no feed, mas também funciona muito bem nos stories, aproveite!
Fundo de funil – Aqui está o tão temido momento da oferta! Você veio aqui por que quer saber como fazer ofertas no Instagram, certo? Então essa é a hora. O fundo de funil é quando as pessoas já passaram pela etapa de atração, ou seja, já conhecem o seu negócio, também já passaram pela fase de retenção e estão conscientes da importância do que você oferece e agora estão preparadas para receber uma oferta. Mas como fazer ofertas no Instagram da forma correta?
- Garanta que você está produzindo 80% de conteúdo de topo e meio de funil e 20% de fundo de funil
Dessa forma, você vai ter a segurança de que não está oferecendo seu produto ou serviço de maneira aleatória, e sim promovendo ele para uma audiência que já está consciente e interessada no que você vende, afinal de contas, você passou 80% do tempo aquecendo essas pessoas e mostrando para elas o quão importante é o problema que você resolve.
- Faça boas copys
Trabalhar com copywriting, ou escrita que vende, em português, é muito importante se você quer gerar mais resultados e fazer ofertas no Instagram. Uma boa copy é clara, objetiva e mostra bem qual problema ela resolve da audiência. Por exemplo: “Aprenda em X passos como emagrecer de forma saudável. Compre esse e-book.” Simples e direto!
- Use gatilhos mentais
Um dos gatilhos mais importantes para fazer vendas é o gatilho da escassez. Lembra o que aconteceu no começo da pandemia, que as pessoas ficaram com medo de ficar sem álcool em gel em casa e começaram a estocar? Isso é uma reação emocional do ser humano. Quando as pessoas pensam que podem ficar sem alguma coisa, elas correm para garantir a compra. Por isso, o gatilho da escassez é um bom atrativo para fazer ofertas no Instagram. Na prática, você pode oferecer um combo de X produtos por um preço promocional apenas por 1 dia, oferecer bônus para quem comprar em X data, etc. Está liberado criar ofertas específicas, que atendem necessidades da sua audiência, e liberá-las por uma quantidade limitada de tempo ou em uma quantidade limitada de unidades. Não esqueça de deixar claro esse limite para o gatilho funcionar!
Existem outros gatilhos que você também pode explorar: o do medo, urgência, reciprocidade, autoridade, antecipação, etc.
- Mostre os seus resultados
Isso também é um gatilho mental e se chama prova social, mas como ele é bem importante, deixamos esse tópico só para explicar como fazer. Mostrar os seus resultados é essencial porque as pessoas tendem a confiar muito mais no que os outros falam de nós do que nas coisas que nós mesmos falamos. É aquela história do autoelogio, sabe? Por isso, aproveite para postar resultados de clientes e depoimentos deles. Você é uma nutricionista e a sua paciente perdeu X de gordura em X meses? Poste o antes e depois dela. É um arquiteto e fez um projeto que o seu cliente adorou? Peça um depoimento para ele e poste falando sobre o seu serviço. O mesmo vale para qualquer outra área de atuação. Use o poder da prova social para ganhar confiança e reputação!
Quer saber mais sobre criar conteúdo estratégico e que gera vendas no Instagram?