Como analisar dados do Instagram em posts

Ficar atento às métricas disponibilizadas pelo Instagram Analytics é a melhor forma de descobrir o que funciona bem no seu perfil e com o seu público, já que os dados do Instagram são a forma mais eficaz de analisar resultados. 

Mas como analisar os dados do Instagram de forma estratégica para ampliar os resultados? 

A primeira coisa a se ter em mente é que, para analisar os dados do Instagram, você precisa ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Perfil pessoal não dá acesso às métricas, por isso, se o seu ainda está nessa modalidade, já passou da hora de fazer a mudança!

Cada post no feed do Instagram tem 4 métricas principais para serem analisadas: Curtidas, comentários, envios e salvos. A mais relevante entre todas as cinco são os envios, que podem ser tanto os resposts nos stories quando os envios via direct que a audiência faz. Essa é a métrica que, geralmente, vai converter em novos seguidores. O algoritmo do Instagram também prioriza a entrega dos posts que são muito enviados.

Em segundo lugar estão os ‘salvos’. Eles também ganham destaque do algoritmo e, consequentemente, um post com muitos salvos costuma atingir um bom alcance. Além disso, as impressões também aumentam cada vez que uma pessoa visita a própria pasta de salvos e vê o seu post. 

Os comentários também são uma métrica a se prestar atenção. Além de um espaço para trocar com a audiência, respondendo os comentários, é também uma possibilidade de incentivar que as pessoas marquem amigos. Essa é uma boa forma de trazer conversão em seguidores! 

Lembre-se desse hack: Em todos os seus posts, insira uma Call To Action, ou seja, indique o que a pessoa deve fazer. Ela deve salvar o post para ver depois? Marcar um amigo? Contar nos comentários uma experiência que teve? É com base nesse CTA que você vai conseguir metrificar se atingiu seu objetivo. Como analisar dados do Instagram nesse caso? Se você indicou que a pessoa salvasse o post, e ele teve muitos salvos, você atingiu o objetivo! 

E por falar em objetivo, essa é a primeira coisa que você deve pensar antes de partir para a análise das métricas! Se faça as seguintes perguntas: 

Qual resultado eu esperava desse post?

Em relação a outros posts parecidos, as métricas estão melhores?

Teve conversão em seguidores ou vendas? 

O objetivo do post deve ser definido antes de ele ser feito para que você possa analisar os dados do Instagram depois. 

Olhei as métricas, e agora?

Sabendo o objetivo do post, para analisar os dados do Instagram você pode comparar com outros que tinham o mesmo objetivo. Supondo que você criou um post compartilhável e ele realmente teve muitos compartilhamentos que converteram em novos seguidores. A partir da análise, pense como você pode replicar esse mesmo formato em outras publicações. 

Outra estratégia boa para analisar os dados do Instagram é entrar em Informações > Conteúdo que você compartilhou > Publicações. 

Lá, você pode segmentar o tipo de publicação que quer ver – as opções são ‘qualquer’, ‘fotos’, ‘vídeos’, ‘publicações em carrossel’ e ‘publicação de compras’. Além dessa segmentação, é possível selecionar também qual métrica você quer analisar. As opções são: 

  • Toques no botão ligar; 
  • Comentários; 
  • Toques no botão enviar e-mail; 
  • Seguidores;
  • Toques em como chegar; 
  • Impressões; 
  • Curtidas; 
  • Visitas ao perfil; 
  • Alcance; 
  • Salvamentos; 
  • Compartilhamentos; 
  • Toques no botão de texto; 
  • Toques no site. 

Também é possível escolher o período em que você quer analisar dados do Instagram em posts, sendo divididos em ‘últimos 7 dias’, ‘últimos 30 dias’, ‘últimos 3 meses’, ‘últimos 6 meses’, ‘último ano’ e ‘últimos 2 anos’. 

É interessante, por exemplo, caso você queira fazer um post que vai te render mais seguidores, ir na segmentação de métricas e escolher ‘compartilhamentos’. Lá vão estar os seus posts mais compartilhados. Caso a sua linha editorial seja a mesma desde o início, a segmentação do tempo não faz tanta diferença. Mas caso você tenha mudado de linha editorial e queira fazer uma análise certeira depois da mudança, escolha um período depois de ter mudado, como ‘3 meses’, por exemplo. 

Aí é partir para a ação: O que esse post tem de especial? Qual o formato dele? É uma foto, um vídeo, um carrossel? O que está escrito nele? Qual tipo de imagem, elementos e cores ele tem? Tem mais texto ou mais foto? Como é a legenda? 

Observe tudo isso e tente adaptar para o tema do post que você quer fazer agora. Analisar dados do Instagram dessa forma é uma ótima saída para não perder tempo errando, já que, se você quer um post compartilhável e já sabe que X formato rende compartilhamentos, pode apenas readaptar esse formato conforme necessário. 

Mas como analisar dados do Instagram no caso de posts que não deram certo?

Nesse caso, a ideia é entender o porquê esse post não performou bem. Por exemplo: Você queria um número X de salvamentos, mas o post rendeu Y, muito menos do que o esperado. Em compensação, gerou um bom número de comentários. Então, nesse caso, você pode ter errado o formato. Os posts com muitos ‘salvos’ costumam ser os carrosséis, que tem muita informação e a pessoa costuma salvar para rever depois. Se você postou uma foto de uma viagem, por exemplo, a tendência é que tenha mais comentários do que salvos. Por isso, se o seu post não atingiu o objetivo que você queria, precisa prestar atenção em que, na construção dele, fez com que ele não fosse atraente para a métrica que você queria atingir. 

E como melhorar? 

Para que, na próxima vez, as suas chances de sucesso sejam maiores, o melhor a fazer é olhar os posts que você já fez e que tiveram o resultado esperado. É como falamos lá em cima: Analisar dados do Instagram dessa forma é uma ótima saída para não perder tempo errando, já que, se você quer um post com muitos salvos e já sabe que X formato rende isso, pode apenas readaptar esse formato para a nova ocasião. 

Mas não se esqueça de aprender com os ‘erros’: Um post que você queria métrica X e teve métrica Y, pode virar um bom modelo para as vezes que você quiser atingir a métrica Y. Sempre vale a pena testar! 

Analisar dados do Instagram em posts não é difícil! Além disso, é uma forma certeira de entender melhor os seus erros e acertos e crescer com estratégia.

Aprenda também como aumentar o alcance no Instagram

Pré-inscrição: Curso Instagram Lucrativo

A forma mais rápida de dominar o Instagram de uma vez por todas para ganhar mais seguidores, aumentar seu engajamento e criar conteúdos que geram vendas

Esse é o mesmo método de crescimento no Instagram usado no @postarpravender que nós fez atrair mais de 80 mil seguidores e nos gerou mais de R$ 500 mil de faturamento somente este ano

Faça sua pré-inscrição aqui para receber as informações do lançamento do curso.

Hey, o que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Avisos legais | Política de privacidade

Preencha e tenha acesso a 150 templates do Canva + bônus