Marketing Digital em Fortaleza: O Guia (Quase) Completo

marketing-digital-em-fortaleza

Talvez você seja um profissional buscando mais informações sobre o Marketing Digital em Fortaleza.

Talvez você seja um empreendedor de sucesso, mas que objetiva alavancar seus resultados utilizando a internet.

Talvez você ainda esteja na faculdade, e esteja buscando seu lugar ao sol no concorrido mercado de Marketing Digital.

Mas, será que esse artigo pode te ajudar em algo? Será que você não vai perder seu tempo?

Só continue lendo esse artigo se você quiser saber:

  • Como anda o mercado de Marketing Digital em Fortaleza;
  • Os problemas que você vai enfrentar nesse mercado;
  • Quais os melhores cursos e eventos que acontecem na cidade;
  • Lista de blogs do Mercado de Fortaleza;
  • O que é e como anda o Marketing de Afiliação em Fortaleza.

Antes de tudo, gostaria de deixar claro, que este post trata da minha opinião sobre o mercado de Fortaleza. É, por isso, que o título do artigo é: **Marketing Digital em Fortaleza: O Guia (Quase) Completo. ** De maneira nenhuma quero generalizar, até porque não conseguiria falar sobre um mercado tão grande como o nosso.

A minha pretensão é servir de um guia, um ponto de partida sobre o tema. 😉

COMO ANDA O MERCADO DE MARKETING DIGITAL EM FORTALEZA?

como-anda-mercado-marketing-digital-fortaleza

Apesar de não estarmos tão próximos de outras praças como São Paulo, Rio de Janeiro ou até mesmo Salvador e Recife, cujo os investimentos em Digital são bem maiores, as nossas agências e profissionais vêm se destacando.

Os empresários estão investindo e acreditando cada vez mais no poder da internet para gerar negócios, as agências estão criando projetos cada vez mais robustos e os profissionais se qualificando cada vez mais.

Se você der uma boa procurada, vai achar alguns cases produzidos por profissionais e agências do Ceará. Apesar do nosso mercado ainda não ter um site ou blog que fale somente sobre agências, ações e profissionais de Marketing Digital da nossa terrinha, se você procurar bem você vai achar.

Eu mesmo já pensei em criar um blog que falasse só sobre isso. Mas acabei não dando andamento no projeto …

Quem sabe não pode ser a sua oportunidade de criar um blog assim? A Publicidade Cearense é bem representada com o blog do Rafiado, mas ainda somos carentes de um blog especializado somente em digital.

Por ora, eu posso citar um projeto bem legal que eu participei, que foi o Mochileiro do Bairro.

Esse projeto saiu no O POVO, Diário do Nordeste, Marketingimob (O maior portal de Marketing Imobiliário do Brasil) e em vários outros sites. Você pode conferir como foi a ação clicando aqui.

Mas não é só a falta de um blog/site especializado sobre o nosso mercado que é um problema.

Existem ainda outros problemas sem solução …

OS PROBLEMAS COM O NOSSO MARKETING DIGITAL TEM JEITO?

problemas-marketing-digital

Nem tudo são flores. Apesar do grande esforço de (algumas) agências e profissionais do nosso mercado, ainda enfrentamos diversos problemas.

Vagas de emprego absurdas; Agências cobrando abaixo do valor de mercado; Clientes pouco instruídos; e Profissionais não capacitados. São alguns desses problemas.

VAGAS DE EMPREGO ABSURDAS

vagas-emprego-fortaleza

Se existe uma coisa que vai te fazer ser bom em uma área, é buscar especialização naquele assunto. Não adianta querer saber sobre SEO, Mídias Sociais, Web Analytics, E-mail Marketing, Criação de Sites e Google Adwords, tudo ao mesmo tempo. É preciso se especializar. Mas infelizmente não é isso que algumas empresas acham.

Quantas vezes você já não viu uma vaga para “Analista de Mídias Sociais” que pedia conhecimento “avançado” em todas essas áreas? Quando não, pedem que você ainda tenha conhecimento em outras áreas de Marketing e Publicidade, como Edição de Imagem, Criação de Peças Gráficas, Edição de Vídeo, etc, etc, etc.

E não é raro de ver que essas vagas são para Estagiários, que de estágio só existe o horário de expediente e o valor da remuneração …

Isso acontece, muitas das vezes, por conta da falta de informação e especialização dos gestores dessas empresas.

Acredito que o “Boom” desse mercado aconteceu em 2011/2012, quando o ex-Quartel Digital (que agora é Neuari) chegou com cursos de especialização na área e popularizou o marketing digital em Fortaleza.

E se você for comparar o tempo que a Publicidade Tradicional (ou “Offline”) já existe de forma profissional na nossa cidade, vai perceber que ainda estamos bem no começo da jornada …

Dica: Para fugir dessas vagas absurdas, tente buscar vagas em sites/grupos especializados da área. Os **Classificados do Rafiado **e o grupo do Facebook do meu amigo Thiago Matso “[Há Vagas – Publicidade e Propaganda – Fortaleza-Ce](https://www.facebook.com/groups/vagaspublicidadeepropagandafortaleza/ "Grupo do Facebook "Há Vagas"")“, são duas excelente fontes para você evitar (ou tentar evitar) essas vagas absurdas.

AGÊNCIAS COBRANDO MUITO BARATO

pouco-dinheiro-cobrado

Outro problema (bem grave) do nosso mercado de marketing digital, é o preço.

Apesar de existir a Associação Brasileira das Agências Digitais, a Abradi, que criou um Manual de Serviços Digitais (que você pode conferir clicando aqui), o nosso mercado ainda sofre de uma padronização nos preços dos serviços digitais. E não só nos preços, mas nos modelos de cobrança desses serviços.

Isso acontece por alguns motivos …

  • Agências de Publicidade “Offline” que entram no mercado digital sabendo pouco (ou quase nada);
  • Pequenas agências, que para “conquistar” clientes, acabam cobrando valores abaixo do mercado;
  • Empresas não especializadas em Marketing Digital que acabam oferecendo esse serviço como um “Plus” por outro serviço contratado;
  • Freelancers com pouco conhecimento (ou nenhum) que se consideram “Consultores de Marketing Digital” e prestam serviços na área.

E acredite, isso é ruim para todo mundo …

É ruim para a agência que já está no mercado há tempo, pois as outras empresas que cobram barato vão divergir bastante do seu orçamento.

É ruim para você que é estudante, e que acaba entrando no mercado em uma das empresas, pois dificilmente você vai conseguir ser valorizado.

É ruim até para você que cobra barato, pois nunca vai conseguir cobrar mais caro e fazer com que o cliente valorize o seu serviço.

Agora a boa notícia. Já há um movimento de integração das agências digitais, através da criação de uma associação regional. Você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui.

Dica: Se você é uma empresa ou profissional que presta serviços de marketing digital, tente interagir mais com o mercado. Fale com profissionais das agências, procure estreitar laços e ficar cada vez mais por dentro do mercado.

OS CLIENTES AINDA NÃO SABEM O QUE QUEREM

dificil-escolha-servico-marketing-digital

Sabe aquele papo de “Educar o Mercado”? Pois é, ele continua.

Por falta de instrução, muitos clientes não sabem o que exigir quando contratam serviços de Marketing Digital, repito, tudo ainda é muito novo.

É difícil ver no mercado de Fortaleza, clientes que tenham uma cultura forte de digital. Grandes anunciantes de mídias off, só agora estão investindo verbas maiores e acreditando mais no poder e eficácia da internet.

Outra coisa bastante dificultosa para os clientes, é saber o que exigir, e também poder receber **informações e resultados concretos **sobre os seus investimentos.

Muitas agências ainda não trabalham uma gestão profissional de mídia na internet. Mesmo com toda a dificuldade e com o baixo alcance orgânico do Facebook, por exemplo, eu já cansei de trabalhar com clientes que já trabalharam com outras agências digitais antes, mas que nunca haviam investido 1 centavo de mídia, muitos nem sabiam dessa possibilidade.

Dica: Se você é cliente, procure se informar sobre um tipo de serviço oferecido antes de contratá-lo. Se você trabalha em uma agência, mostre cada vez mais a eficácia do seu trabalho e do investimento que foi feito para o seu cliente. Assim, todos nós estaremos contribuindo para um mundo melhor e mais profissional. 😀

PROFISSIONAIS POUCO CAPACITADOS

profissional-pouco-capacitado

“Consultor de Marketing Digital”, já cansei de ver esse cargo em vários perfis de pessoas no Facebook. Não desmerecendo, muitas pessoas realmente são consultoras de marketing digital, estudam, estão em eventos, tem resultados reais… Mas, a grande maioria se considera um consultor depois de realizar um curso. Essa é a realidade do nosso mercado.

Um aperfeiçoamento mais completo por parte do profissional, exige busca constante. Na internet o que não falta é conteúdo, existem vários materiais pagos e gratuitos, onde você pode aprender sobre Marketing Digital. Na verdade, é tanto conteúdo, que vai ser necessário fazer um filtro do que você lê por aí.

Dica: Procure sempre estar se especializando na área. O mercado de marketing digital é muito dinâmico e está mudando constantemente. Nunca pense que você sabe de tudo, sempre há algo novo para aprender.

#### Dicas de Marketing Digital no seu email

**

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente minhas dicas e atualizações do blog!>

## CURSOS DE MARKETING DIGITAL EM FORTALEZA (PRESENCIAL E ONLINE)

cursos-marketing-digital-fortaleza

Conhecimento nunca é demais! Principalmente se tratando de marketing digital. Existem diversos cursos presenciais em Fortaleza. Você também pode fazer cursos online do conforto da sua casa. Sem contar no infinito número de sites que disponibilizam conteúdo de qualidade de forma gratuita.

Para lhe ajudar, vou listar alguns cursos que eu conheço que você pode fazer. Não são todos, como eu disse, o mercado é gigante. Mas todos os que eu vou lhe indicar são excelentes. 😉

CURSOS PRESENCIAIS

cursos-presenciais-marketing-digital-fortaleza

  • **Quartel Digital: **Não tem como falar de cursos de marketing digital em fortaleza, sem mencionar o Quartel Digital. Eles realizaram diversos cursos na nossa cidade, inclusive trazendo a primeira turma dos cursos 8Ps do Conrado Adolpho. Mas, agora, o Quartel virou Neuari, uma agência digital de lançamento de produtos e não realiza mais cursos presenciais, apenas alguns treinamentos online.

  • **MRH: **A MRH possui um curso de “Formação Prática em Marketing Digital”. Ao todo são 8 facilitadores que irão ministrar sobre 9 diferentes temas. Envolvendo módulos de: Negócios Digitais, Planejamento Estratégico Digital, Facebook para Empresas, SEO na Prática, Monitoramento e Métricas, entre outros assuntos. Se você tiver interesse, veja mais informações sobre o curso clicando aqui.

  • ESPM: A ESPM também vem à Fortaleza com alguns dos seus cursos itinerantes. Os cursos abordam não só Marketing Digital mas também outras áreas como: Redação Publicitária, Mídia, Planejamento, Atendimento, etc. É bom ficar atento, pois eles costumam realizar pelo menos 1 ou 2 vezes por ano alguns cursos em Fortaleza. Para ver os cursos itinerantes da ESPM, clique aqui.

  • Faculdades de Fortaleza: Algumas faculdades como a Unifor e a **Faculdade Farias Brito, **possuem cursos de pós-graduação na área de Marketing Digital. Para ter mais informações sobre os cursos da Unifor, clique aqui. Mas, caso queira maiores informações sobre os cursos da Faculdade Farias Brito, clique aqui.

EVENTOS PRESENCIAIS

eventos-marketing-digital-fortaleza

  • **Afiliados Brasil: **O Afiliados Brasil é o primeiro evento sobre Marketing de Afiliados a ser realizado em solo brasileiro. O evento é realizado em São Paulo e também em Fortaleza. Para minha felicidade, fui à 2 edições do Afiliados Brasil aqui em Fortaleza. E irei sempre. Para mim é um dos melhores eventos de marketing digital do Brasil.

  • **Fórum de Marketing Digital: **O Fórum de Marketing Digital é realizado pela Digitalks. Reúne profissionais do mercado, promovendo debates sobre temas da área de marketing digital. O evento acontece em 14 capitais do Brasil e também na nossa cidade, é o Fórum de Marketing Digital Fortaleza.

  • ECOM: O ECOM é um evento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O evento conta com: seminários e workshops sobre Comércio, Negócios Eletrônicos e Meios de Pagamento. O evento conta com vários temas, entre eles o Marketing Digital. Este acontece anualmente em várias cidades do país, também há uma edição em Fortaleza. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

  • **Zona Cyber: **O Zona Cyber é uma iniciativa do Diário do Nordeste para propagar a Cultura Digital no Ceará. O evento só teve uma edição (em 2013) e por enquanto não há previsão de quando haverá uma nova edição. O evento contou com diversos profissionais do mercado de Comunicação Digital, entre eles: Cris Dias (B9), Marcelo Salgado (Bradesco), Edney Souza (Interney) e até o pessoal do Jovem Nerd. Para saber mais sobre como foi o evento, clique aqui.

  • Feira do Empreendedor: A Feira do Empreendedor é um evento tradicionalmente promovido pelo Sebrae com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio. Dentre da sua programação, que é simplesmente imensa, existem várias palestras, workshops e oficinas de marketing digital. Para saber mais sobre a Feira do Empreendedor do Ceará, clique aqui.

#### Dicas de Marketing Digital no seu email

**

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente minhas dicas e atualizações do blog!>

### CURSOS DE MARKETING DIGITAL ONLINE

curso-marketing-digital-online

Uma ótima forma de estudar marketing digital, sem dúvida é online. A distância encurta,sendo possível ter contato com os melhores profissionais de marketing digital do país, sem sair de casa. Dentre os cursos de marketing digital online que existem (que não são poucos), vou te indicar alguns:

  • Facebook Essencial: O Curso **Facebook Essencial **foi criado pela Camila Porto, uma das maiores experts em Facebook Marketing do Brasil. No curso da Camila Porto você vai aprender tudo o que você precisa saber para seu negócio dar os primeiros passos no Facebook. 14h de aulas com as informações e conteúdo mais importantes para quem deseja extrair o melhor do Facebook em seus negócios. Um curso completo e ministrado por uma das maiores referências do país em Facebook Marketing, Camila Porto. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

  • Segredos do Adsense: O **Segredos do Adsense  **é um curso completamente em vídeo explicando passo a passo como criar negócios digitais e ganhar pelo menos US$ 100,00 por dia na internet. Aplicando as técnicas ensinadas no “Segredos do Adsense” e seguindo simples tarefas semanais você começará a ganhar seus primeiros dólares em até 30 dias. Para saber mais, clique aqui.

  • Facebook ADS: O **Curso Facebook ADS **também é ministrado pela Camila Porto. O curso apresenta de forma didática e precisa, os principais recursos e estratégias para anunciar no Facebook. Com tópicos que vão desde as oportunidades ao anunciar no Facebook, até ações mais complexas como remarketing, captação de leads e segmentações avançadas. Um curso excelente para profissionais de marketing e estudantes. Para saber mais, clique aqui.

  • Empreendimentos Digitais: O curso **Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos **conta com mais de 15 horas de: vídeo-aulas; textos; PDFs; reports; ferramentas; modelos e páginas de captura de e-mail; vendas; registro de webinários; e muito mais. É um curso completo, para você que quer criar um Negócio Digital do Zero. Para saber um pouco mais sobre o curso, acesse o site.

BLOGS & GRUPOS DE MARKETING DIGITAL EM FORTALEZA

blogs-marketing-digital-fortaleza

Uma ótima forma de se manter informado sobre o mercado local e de ler conteúdo relevante é através de grupos e blogs. Apesar de termos um número imenso de profissionais de marketing digital em Fortaleza, são poucos os profissionais que tem um blog para compartilhar conteúdo.

Talvez seja esse o motivo da lista ter ficado tão pequena …

Se você tiver indicações, por favor não hesite em enviar para que eu possa atualizar. 🙂

  • **W. Gabriel: **O W. Gabriel de Oliveira é consultor, palestrante e professor na área de Marketing, Novas Tecnologias Digitais e Comunicação. Um profissional simplesmente F-O-D-A! 🙂 Eu mesmo já tive a felicidade de participar de um dos seus cursos, realizado pelo antigo Quartel Digital.

  • **Rafiado: **Criado em 2008 por Kenzo Kimura, o Rafiado é um blog que fala exclusivamente sobre Publicidade e Propaganda do Ceará. Notícias do mercado, campanhas de agências locais, entrevistas com profissionais, vagas de emprego, portfólios, dicas de eventos e muito mais. Apesar de não ter muito conteúdo sobre marketing digital, é uma excelente fonte de conteúdo sobre o mercado local.

  • Layout: A jornalista Joelma Leal escreve na **Coluna Layout, **que vai ao ar semanalmente pelo jornal O POVO. Na coluna, você acompanha as  últimas notícias de Marketing e Comunicação cearense. É um ótimo canal para você se manter informado do que está acontecendo no nosso mercado.

  • **RodrigoSEO: **O **Rodrigo Nogueira **é Empreendedor Digital – Especialista em Geração de Tráfego (SEO, SEM, CM, EM). O cara é considerado um dos maiores especialistas sobre geração de tráfego e atração do Brasil! É mole? 😉 Além disso o conteúdo do blog dele é simplesmente fantástico. Recomendo que você acompanhe.

  • Natanael Oliveira: O **Natanel Oliveira **é fundador da agência Busca i-Marketing e um dos melhores profissionais de Marketing Digital do país! O Natanael é um profissional “Made in Ceará” e hoje ele ministra vários cursos de Marketing Digital. O seu blog também tem dicas valiosas sobre SEO, Redes Sociais e Web Analytics.

  • Manual do Marketing Digital: O Manual do Marketing Digital é um canal no YouTube, idealizado pelo meu amigo Vicente Sampaio. Lá você vai encontrar vídeos extremamente práticos que vão direto ao assunto: Ensinar sobre as melhores ferramentas de Marketing Digital do mercado. Tudo em vídeo, tudo muito bem explicado.

  • **Publicitário Musical: **Bom, o **Publicitário Musical **é um projeto que foge a regra dos blogs que foram indicados. Mas, é um projeto fabuloso do meu amigo Ramon Campos. A fanpage que já conta com mais de 87 mil fãs, retrata de forma bem humorada o dia a dia de um Publicitário. Mais um case bacana da nossa terrinha.

  • Há Vagas: O** Há Vagas **é um grupo de Facebook de vagas para a área de Publicidade e Propaganda e afins. É um grupo excelente para você que mora em Fortaleza e está procurando emprego na área de marketing digital.

  • WordPress Ceará: O WordPress Ceará é outro grupo de Facebook, mas que se destina a falar sobre o WordPress, o melhor CMS do mundo! 🙂 Se você está montando o seu site/blog e está com dúvidas, a comunidade do WordPress Ceará vai te ajudar. Ah, e se você quiser ter um template completo com inúmeras funcionalidades para dar início ao seu blog ou projeto digital, conheça o Épico (mesmo tema que utilizo no meu blog). 😉

  • Dose de Marketing: E há também esse humilde blog ao qual você lê, o Dose de Marketing. O meu compromisso é compartilhar conteúdo relevante, te ajudando a utilizar o Marketing Digital de forma correta para gerar negócios através da internet. Quer saber um pouco mais sobre mim? Clique aqui.

MARKETING DE AFILIADOS EM FORTALEZA

marketing-afiliados

Apesar do Marketing de Afiliados ser “novidade” em Fortaleza, já é um mercado bastante maduro em alguns países, como nos Estados Unidos. O número de empreendedores digitais de Fortaleza que estão ganhando dinheiro com o Marketing de Afiliação está aumentando cada vez mais.

Resumindo, é uma nova forma de marketing, onde você é recompensando por indicar produtos (físicos e digitais) de outras empresas e/ou pessoas de acordo com o que a empresa/anunciante decidiu previamente.

O comissionamento pode ser: por clique, por ação, por lead, por mil impressões, por formulário ou por venda.

Um evento que reúne e fala sobre Marketing de Afiliados aqui em Fortaleza é a Confraria Digital, idealizada e realizada pela agência Neuari.

CONCLUSÃO

beira-mar-fortaleza

É certo que ainda temos muito que avançar com o nosso mercado local, mas já conquistamos muito. Desde cursos, profissionais mais preparados e agências mais especializadas. Muita coisa evoluiu com o passar dos anos, e a tendência é que essa mudança seja cada vez para melhor …

E com esse artigo, nós vimos um pouco sobre …

  1. Como anda o mercado de marketing digital em Fortaleza (e como estamos em relação as outras capitais);
  2. Alguns dos problemas que assolam o mercado;
  3. Cursos e Eventos de Marketing Digital (Se eu tiver esquecido algum, por favor comente nesse post que eu irei incluir);
  4. Blogs e Grupos sobre Marketing Digital
  5. O Marketing de Afiliação em Fortaleza

Bem, acho que é isso. 😀

Se você gostou desse artigo, não esqueça de compartilhar no Facebook, no TwitterGoogle+, LikedIn, ou até mesmo copiando a url desse artigo e enviado por inbox para algum amigo.

** Agora é com você! **

O que você acha do Mercado? Sentiu falta de algo no artigo? Espero o seu comentário. 😀

E se quiser continuar acompanhando o Dose de Marketing e receber dicas de Marketing Digital exclusivas por e-mail, se inscreva colocando seu e-mail abaixo.

Hey, o que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Avisos legais | Política de privacidade

Preencha e tenha acesso a 150 templates do Canva + bônus